Instituto Pensar - ?Guedes é alguém que pratica um cinismo aberto?, diz Christian Dunker

?Guedes é alguém que pratica um cinismo aberto?, diz Christian Dunker

por: Revista_Fórum 


Paulo Guedes recebe condecoração de militares (Foto: Edu Andrade/Ascom/ ME)

Por Plinio Teodoro

Psicanalista e professor do Instituto de Psicologia da USP, Christian Dunker vê nas frases do ministro da Economia, Paulo Guedes, o reflexo de uma elite sem pudor alinhada a um neoliberalismo que "descobriu que pode aumentar o sofrimento como forma de extrair mais desempenho e produtividade?.

Leia também: Assessora de Guedes diz que Correios serão privatizados por "valorzinho? simbólico

"Enquanto o liberalismo clássico tinha um pudor, um respeito e até mesmo tentava proteger as pessoas dos excessos de sofrimento ? porque isso interferiria na produção e no consumo ? os neoliberais descobriram que podem aumentar o sofrimento como forma de extrair mais desempenho e produtividade?, disse, em entrevista ao El País.

Guedes, que ganhou a alcunha de Caco Antibes ? personagem interpretado por Miguel Falabella que ficou conhecido pelo bordão "odeio pobre? no humorístico Sai de Baixo, da Globo -, coleciona frases em que tripudia das camadas mais populares. Na última semana, o ministro de Bolsonaro desdenhou da inflação ao falar da alta no preço da energia, de que "não adianta ficar chorando, a luz vai ficar mais cara".

"Quem pode desdenhar do aumento da inflação? Só alguém com muito poder e que presume que sua declaração não vai chegar nas pessoas comuns. Ela vai chegar naqueles que têm uma relação com o aumento da opressão?, afirma Dunker.

Para o psicanalista, "Guedes é alguém que pratica um cinismo aberto?, comparando o comportamento do ministro de Bolsonaro a de senhores de escravo, coronéis e latifundiários.

"Ele é um síndico regressivo ? está nos anos sessenta, setenta, porque a política que ele adota está, no mínimo, em crise teórica?, que não percebe que está a serviço dos outros, ele acha que é ele quem está mandando?, diz.

Para Débora Freire, economista da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a onipotência de Guedes indica "um desespero de quem não está sabendo como lidar com a crise econômica?.

"O que vemos é que Paulo Guedes é movido por ideologia. É um técnico com um viés ideológico muito forte?, diz ele, alinhando as ideias de Guedes com visão da Ditadura sobre a economia, de que era preciso fazer crescer o bolo, para depois dividir com a população.

"Isso é totalmente arcaico. Desigualdade traz uma série de problemas não só sociais, como também econômicos?, diz. "Crescimento depende da perspectiva de demanda, e se a maioria da população tem renda muito baixa, então a perspectiva é muito ruim?, emenda.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: